Pode realizar estes exercícios sozinho ou com ajuda de outra pessoa.
Mantenha a posição de alongamento pelo menos 10 segundos (30 segundos em indivíduos mais novos), não ultrapasse os 30 segundos (1 minuto em indivíduos mais novos) nem mantenha uma posição que lhe seja desconfortável, nomeadamente que cause dor.
Estes exercícios devem ser feitos 2 vezes por semana, mas confirme com o seu médico de Medicina Física e de Reabilitação a frequência que ele recomenda para o seu caso específico.
LISTA DE REPRODUÇÃO
DESCRIÇÃO DOS EXERCÍCIOS
Alongamento do pescoço e ombros
Pode realizar estes alongamentos sentado ou em pé.
1 - Mantenha os ombros relaxados e afastados das orelhas e olhe em frente. De seguida, olhe para a direita até ao nível em que for confortável e mantenha 10 segundos. Repita o mesmo para a esquerda. Faça 3 repetições para cada lado.
2 - À semelhança do alongamento anterior, faça agora o movimento com a cabeça para trás, mantendo 10 segundos, e para a frente, tentando encostar o queixo ao peito, mantendo mais 10 segundos. Se se sentir confortável, pode ajudar com as mãos. Repita 3 vezes em cada direção.
3 - Coloque a mão direita sobre o ombro esquerdo e incline a cabeça para o lado direito fazendo força com a mão para baixo, sobre o ombro. Mantenha 10 segundos e faça o mesmo para o lado oposto. Se se sentir confortável, pode ajudar com as mãos. Faça 3 repetições para cada lado.
4 - Com os ombros relaxados, afastados das orelhas, tente realizar um círculo com a cabeça. Faça-o inspirando quando roda para um lado e repita, expirando, quando roda para o outro lado.
5 - Olhando em frente, faça o movimento de “encolher os ombros”, mantenha 10 segundos e relaxe. Repita 3 vezes.
Alongamento dos braços, antebraços, mãos e dedos
1 - Olhando em frente, coloque a mão direita sobre o ombro esquerdo. Com a mão esquerda, agarre o cotovelo direito e puxe para cima e para a esquerda, sentindo a alongar o ombro e parte posterior do braço. Mantenha 10 segundos e relaxe. Faço o mesmo para o outro lado. Repita 3 vezes para cada lado.
2 - Coloque ambas as mãos entrelaçadas acima da cabeça e faça força em direção ao teto, como se estivesse a espreguiçar-se. Mantenha 10 segundos e relaxe. Repita 3 vezes.
3 - Coloque as mãos entrelaçada atrás das costas, com os braços esticados. Tente fazer força com as mãos para trás e para cima, até onde conseguir. Na posição mais alta que aguentar, mantenha 10 segundos e relaxe. Repita 3 vezes.
4 - Estique o braço direito para a frente, com a palma da mão virada para cima. Com a mão esquerda, faça força na palma e dedos da mão direita tentando que os dedos fiquem a apontar em direção ao chão. Mantenha na posição que lhe seja confortável durante 10 segundos e relaxe. Repita por 3 vezes e no braço contrário.
5 - À semelhança do exercício anterior, repita mas com a palma da mão a apontar para baixo e tentando que os dedos apontem para o teto.
6 - Junte as mãos em frente ao corpo, como se estivesse a rezar, depois tente afastar as palmas uma da outra mantendo os dedos junto. Aguente por 10 segundos e relaxe. Repita 3 vezes.
Alongamento do tronco e pernas
1 - Em pé, coloque os pés à largura dos ombros, as costas direitas (pode fazer o exercício encostado a uma parede para ajudar) e os braços ao lado do corpo; Deslize um dos braços pelo lado do corpo em direção ao joelho, até onde conseguir alcançar de forma confortável. Mantenha 10 segundos antes de regressar à posição inicial. Repita para o outro lado. Faça 2 repetições para cada um dos lados.
2 - Coloque as mãos contra uma parede e uma perna à frente da outra. Dobre ligeiramente a perna da frente a mantenha a perna de trás esticada, sentido a alongar na região posterior da mesma. Não levante o calcanhar da perna de trás. Mantenha 10 segundos na posição confortável e repita para o outro lado. Faça 2 repetições para cada um dos lados.
3 - Entrelace as mãos em frente do corpo com os braços esticados, de seguida eleve os braços para cima e para trás, fazendo força para afastar as mãos do corpo. Mantenha essa posição 10 segundos e faça 2 repetições.
4 - Mantendo as mãos entrelaçadas por cima da cabeça, incline o corpo para um dos lados, até onde se sentir confortável, e mantenha essa posição 10 segundos. Repita para o outro lado. Faça 2 repetições para cada lado.
5 - Desta vez em pé, incline-se para a frente tentando alcançar os pés com as mãos, sem dobrar as pernas. Alternativamente, caso não consiga realizar o exercício em pé, deite-se com a barriga para cima e tente alcançar os pés com o as mãos, sem dobrar as pernas. É natural que não alcance os pés por isso mantenha a posição que lhe for confortável (pode ir apenas até ao joelho ou à canela) durante 10 segundos, sentindo alongar na região posterior das coxas. Faça 2 repetições.
6 - Sentado numa cadeira, cruze a perna esquerda sobre a perna direita, segure o joelho esquerdo com a mão direita rode a parte de cima do corpo para o lado esquerdo tentando olhar para a parede atrás de si. Mantenha essa posição 10 segundos. Repita para o outro lado. Faça 2 repetições para cada lado.
7 - Na mesma posição de sentado, incline o tronco para a frente e tente agarrar os pés com as suas mãos, sentindo alongar a coluna. Mantenha essa posição por 10 segundos e faça 2 repetições