Estas são as indicações que se aplicam a qualquer doente incluído num programa de reabilitação cardiovascular, e visam os comportamentos que melhoram o seu estado de saúde global:
- Atividade Física como Estilo de Vida
A prática de atividade física é uma indicação aplicável a todas as pessoas. Aqui falamos de qualquer atividade que implique movimento corporal, incluindo atividades de lazer e contextuais, como pequenas caminhadas a um ritmo lento, passear o seu cão, fazer jardinagem, tarefas domésticas, fazer as compras, entre outras. Deve, ao longo do dia, ter sempre a preocupação de se manter o mais ativo possível, minimizando a duração das atividades sedentárias (tempo passado sentado/deitado como por exemplo: ver televisão, trabalhar no computador, leitura e conduzir) . Se for necessário passar muito tempo nessas atividades, procure interrompê-las de hora a hora fazendo alguns movimentos, como sejam espreguiçar, fazer uma pequena caminhada ou alongamentos. A nossa recomendação é que realize este tipo de atividades durante pelo menos duas horas e meia por semana, que pode dividir em múltiplos pequenos períodos, preferencialmente superiores a 10 minutos, ao longo de 4 a 5 dias da semana. Garanta sempre a sua segurança durante a realização destas atividades. Lembre-se é sempre melhor fazer alguma coisa que implique mexer-se, mesmo que pouco, do que não fazer nada.
Lembre-se: estar sentado durante metade do seu tempo acordado aumenta em 22% o seu risco de morte por doença arterial coronária.
- Alimentação Saudável
Durante o seu programa de reabilitação cardiovascular será avaliado numa consulta de Nutrição. Caso ainda não tenha recebido este aconselhamento, lembramos a importância de realizar uma alimentação equilibrada, saudável e diversificada, evitando alimentos processados e com elevador teor em sal. Opte por incluir frutas, legumes, cereais, peixe e carnes brancas. Escolha produtos lácteos com baixo teor em gordura. Evite a ingestão de bebidas alcoólicas.
- Controlo do Peso Corporal
Avalie frequentemente o seu peso corporal e o seu perímetro abdominal. O objetivo, idealmente, será conseguir atingir um índice de massa corporal (peso/altura2) entre 18,5 e 24,9 kg/m2. Já o seu perímetro abdominal (medido com a fita métrica flexível em posição horizontal na zona mais estreita da cintura) deve ser inferior a 80 cm, no caso das mulheres, ou a 94 cm, no caso dos homens.
Estes valores serão o seu objetivo a longo prazo. Defina pequenos objetivos sequenciais que consiga cumprir: por exemplo, diminuição de 5 a 10% do seu peso no período de 6 meses, ou seja, 250g/sem, 1Kg por mês, 6Kg em 6 meses (Não parece difícil, pois não?). Seja realista e, se necessário, fale com o seu médico para receber ajuda profissional.
- Controlo do Perfil Lipídico e Pressão Arterial
Para a correção dos seus níveis de gordura no sangue (colesterol, triglicerídeos) é importante que cumpra as orientações alimentares, controle o seu peso, tome a medicação indicada, se abstenha de fumar e se mantenha fisicamente ativo.
Avalie frequentemente a sua pressão arterial em repouso e faça um registo das suas avaliações que possa depois mostrar ao seu médico (medida 1-2 vezes por semana, à mesma hora do dia, idealmente logo de manhã). Para um bom controlo da pressão arterial são também de vital importância os comportamentos acima descritos, nomeadamente a atividade física, o controlo do peso corporal e a alimentação saudável.
Se for necessário, o seu médico irá prescrever medicação complementar. Caso isso aconteça, cumpra sempre as instruções dadas no que diz respeito à frequência e dose prescritas e não interrompa o tratamento sem essa indicação.
- Cessação Tabágica
Todos os fumadores devem parar de fumar de imediato! O tabagismo é talvez o fator de risco cardiovascular mais forte e que mais contribui para o futuro da sua doença, ainda que cumpra todas as restantes recomendações.
Se considerar necessário, pode solicitar ao seu médico o acompanhamento profissional para o auxiliar neste processo. Neste tipo de consulta ser-lhe-ão ensinadas estratégias para o conseguir e, se necessário, poderá ser utilizada medicação especificamente indicada para este fim.
- Gestão do Stress e Ansiedade
Sempre que necessário, está previsto no âmbito da reabilitação cardiovascular o apoio psicológico. Esta fase da sua vida pode trazer-lhe inúmeras questões e ansiedade que, se mal geridas, terão um efeito negativo na sua recuperação e lhe vão limitar os benefícios desta intervenção.
Se se sentir frequentemente ansioso e/ou deprimido, fale com o seu médico!
Informe o seu médico se existir alguma alteração da sua medicação habitual pois pode ser necessário alterar as suas orientações para o exercício.