GRUPO 1: EXERCÍCIOS PARA TREINO DA LEITURA
Nível 1: Leia as seguintes palavras.
• Bola.
• Sapato.
• Rinoceronte.
• Maçã.
• Domingo.
• Triciclo.
• Carro.
• Dentista.
• Carpinteiro.
• Pneu.
• Serpente.
• Encaracolado.
Nível 2: Leia as seguintes frases.
• A aranha arranha a rã. A rã arranha a aranha. Nem a aranha arranha a rã. Nem a rã arranha a aranha.
• O peito do pé do Pedro é preto. Quem disser que o peito do pé do Pedro é preto, tem o peito do pé mais preto do que o peito do pé do Pedro.
• O rato roeu a roupa do rei do Roma. A Rainha raivosa rasgou o resto.
• Um ninho de mafagafos, com cinco mafagafinhos, quem desmafagafizar os mafagafos, bom desmafagafizador será.
• Três tigres tristes para três pratos de trigo. Três pratos de trigo para três tigres tristes.
• Se a liga me ligasse, eu também ligava a liga. Mas a liga não me liga, eu também não ligo a liga.
• A vaca malhada foi molhada por outra vaca molhada e malhada.
• A vida é uma sucessiva sucessão de sucessões que se sucedem sucessivamente, sem suceder o sucesso.
• A rua de paralelepípedo é toda paralelepipedada.
• O tempo perguntou ao tempo quanto tempo o tempo tem. O tempo respondeu ao tempo que o tempo tem tanto tempo quanto o tempo o tempo tem.
• O pinto pia, a pia pinga. Pinga a pia e o pinto pia. Quanto mais o pinto pia mais a pia pinga.
• Pedro Paulo Pereira Pinto pediu passagem para o Porto. Pronto pagou, pode passar!
Nível 3: Leia o seguinte texto.
“Todas as cartas de amor são
Ridículas.
Não seriam cartas de amor se não fossem
Ridículas.
Também escrevi em meu tempo cartas de amor,
Como as outras,
Ridículas.
As cartas de amor, se há amor,
Têm de ser
Ridículas.
Mas, afinal,
Só as criaturas que nunca escreveram
Cartas de amor
É que são
Ridículas.
Quem me dera no tempo em que escrevia
Sem dar por isso
Cartas de amor
Ridículas.
A verdade é que hoje
As minhas memórias
Dessas cartas de amor
É que são
Ridículas.
(Todas as palavras esdrúxulas,
Como os sentimentos esdrúxulos,
São naturalmente
Ridículas.)”
(Álvaro de Campos)
GRUPO 2: EXERCÍCIOS PARA TREINO DA EVOCAÇÃO
Objetivo: estimular a capacidade de fala.
Nível 1: Diga pelo menos 5 palavras para cada categoria.
• 5 palavras que se enquadram na categoria nomes próprios.
• 5 palavras que se enquadram na categoria animais.
• 5 palavras que se enquadram na categoria países.
• 5 palavras que se enquadram na categoria cores.
• 5 palavras que se enquadram na categoria mobiliário.
• 5 palavras que se enquadram na categoria vestuários.
• 5 palavras que se enquadram na categoria alimentos.
• 5 palavras que se enquadram na categoria cidades.
• 5 palavras que se enquadram na categoria profissões.
• 5 palavras que se enquadram na categoria bebidas.
• 5 palavras que se enquadram na categoria frutas.
• 5 palavras que se enquadram na categoria transportes.
Nível 2: Diga uma lista de palavras começadas pelas seguintes letras do alfabeto. Os nomes próprios e apelidos não são valorizados.
• 5 palavras começadas por A.
• 5 palavras começadas por T.
• 5 palavras começadas por J.
• 5 palavras começadas por M.
• 5 palavras começadas por R.
• 5 palavras começadas por P.
• 5 palavras começadas por O.
• 5 palavras começadas por L.
• 5 palavras começadas por N.
• 5 palavras começadas por S.
• 5 palavras começadas por B.
• 5 palavras começadas por C.
Nível 3: Diga, para cada atributo, pelo menos 5 palavras.
• 5 exemplos de algo que seja vermelho.
• 5 exemplos de algo que seja doce.
• 5 exemplos de algo que seja quente.
• 5 exemplos de algo que seja frágil.
• 5 exemplos de algo que seja alegre.
• 5 exemplos de algo que seja azul.
• 5 exemplos de algo que seja salgado.
• 5 exemplos de algo que seja frio.
• 5 exemplos de algo que seja duro.
• 5 exemplos de algo que seja triste.
• 5 exemplos de algo que seja barulhento.
• 5 exemplos de algo que seja pesado.
GRUPO 3: EXERCÍCIOS PARA TREINO DA REPETIÇÃO
Objetivo: melhorar a capacidade de fala.
Instrução: neste exercício, deve ser um familiar/cuidador a dizer em voz-alta as palavras/frases (de acordo com o nível), sendo que a pessoa sobrevivente do AVC deverá repeti-las. Aconselha-se que a repetição da mesma palavra/frase seja feita no máximo 5 vezes ou até acerto; após isso, e caso a pessoa não consiga, deve passar-se para a palavra seguinte, registando as que sentiu mais dificuldade.
Nível 1: Repita as seguintes palavras.
• Sapateado.
• Revolucionário.
• Cartografia.
• Almofada.
• Desfolhar.
• Pirilampo.
• Automóvel.
• Carripana.
• Almofariz.
• Artimanha.
• Otimização.
• Escorregadio.
Nível 2: Repita as seguintes frases.
• O rato roeu a rolha da garrafa do rei da Rússia.
• Hoje está bom tempo: está sol, não está vento.
• Um dia de cada vez.
• Vai buscar-me a frigideira à gaveta, para fazer ovos estrelados.
• O menino está escondido debaixo da cama.
• O pneu da bicicleta está furado.
• A Maria foi com o João à mercearia do senhor António.
• Se estiver sol, amanhã vou à praia.
• O Carlos e a Sofia vão todos os anos de férias para a aldeia.
• Os cães gostem de comer ossos e os gatos de beber leite.
• Aquele cinema está fechado desde o verão passado.
• Certo dia a Joana vai tropeçar naquele tapete da cozinha.
Nível 3: Repita os seguintes provérbios.
• Grão a grão enche a galinha o papo.
• Devagar se vai ao longe.
• Mais vale tarde do que nunca.
• Em casa de ferreiro espeto de pau.
• Entre marido e mulher não metas a colher.
• Mais vale um pássaro na mão do que dois a voar.
• Não há fumo sem fogo.
• Longe da vista longe do coração.
• Mais vale só do que mal-acompanhado.
• Nem tudo o que luz é ouro.
• Água mole em pedra dura tanto bate até que fura.
• Não guardes para amanhã o que podes fazer hoje.
GRUPO 4: EXERCÍCIOS PARA TREINO DE ESCRITA
Objetivo: estimular a capacidade de escrita.
Nível 1: Preencha com a letra que falta as seguintes palavras.
• CA__IDE (sinónimo de cruzeta).
• ABACA__I (fruto parecido com o ananás).
• VE_MELHO (cor do Benfica).
• PRAI__ (local onde se toma banho no mar).
• CART__IRA (sinónimo de mala).
• A__DER (sinónimo de queimar).
• CAD__IRA (objeto que serve para sentar).
• MO__CA (inseto voador).
• PO__TA (espaço por onde se passa para entrar ou sair).
• CO__CHÃO (o que se coloca sobre o estrado da cama).
• LE__ÇO (usado, por exemplo, para assoar o nariz).
Nível 2: Escreva uma lista de palavras começadas pelas seguintes letras do alfabeto. Os nomes próprios e apelidos não são valorizados.
• 5 palavras começadas por A.
• 5 palavras começadas por T.
• 5 palavras começadas por J.
• 5 palavras começadas por M.
• 5 palavras começadas por R.
• 5 palavras começadas por P.
• 5 palavras começadas por O.
• 5 palavras começadas por L.
• 5 palavras começadas por N.
• 5 palavras começadas por S.
• 5 palavras começadas por B.
• 5 palavras começadas por C.
Nível 3: Escreva a palavra em falta nas seguintes frases.
• Apanha o lixo com a ________________________
• Esta camisola é de _________________________
• A nogueira dá _____________________________
• Vou de viagem. Faz a _______________________
• Não há luz. Acende a _______________________
• A porta está fechada à ______________________
• No inverno há frio e _________________________
• Este sapato é do outro ______________________
• Escreve-se no quadro com ___________________
• Este sapato é do outro ______________________
• Vejo as horas no ___________________________
• Sento-me numa ____________________________