3. O que posso fazer para evitar ter um segundo AVC?

Importa em primeiro lugar, ter noção do que aconteceu, e de que a lesão que teve se revela grave, independentemente das sequelas com que ficou, porque se associa ao risco de acontecer de novo.

Estima-se que 80% dos segundos AVC poderiam ter sido prevenidos por alterações do estilo de vida e pelo cumprimento da medicação prescrita pelo seu médico.

Como tal, realça-se a importância de 1) ter uma alimentação saudável e variada 2) ter uma vida ativa, com períodos da semana destinados especificamente a fazer exercício físico, além das atividades físicas associadas ao dia-a-dia 3) abandonar hábitos nocivos, como o álcool ou o tabaco 4) cumprir a medicação prescrita, sem falhas.

Além disso, é importante ter uma abordagem dirigida ao(s) seu(s) fator(es) de risco:

Controlo da hipertensão arterial:

  • A pressão arterial deve estar abaixo de 140/90 mmHg, idealmente abaixo de 120/80 mmHg. Para tal ser possível as medidas mais importantes são a alimentação (evitando o uso de sal), a prática de exercício físico regular, podendo ser necessária medicação para controlar os níveis, que deve ser cumprida corretamente.

Controlo da diabetes:

  • O AVC é 4x mais comum nas pessoas que têm diabetes.

  • Se não tem diabetes, deve evitá-lo, através de cuidados alimentares (evitandos doces, grandes quantidades de pão, e grandes quantidades de fruta e hidratos de carbono), e praticando regularmente exercício físico.

  • Se tem diabetes, é imperativo manter os níveis de açúcar estáveis e baixos, redobrando os cuidados com a alimentação e cumprindo os comprimidos anti-diabéticos ou a insulina, conforme seja o seu caso.

Controlo da hiperlipidemia:

  • Há vários tipos de gordura (colesterol) no sangue, gordura “boa” (HDL) e gordura “má” (LDL). Os níveis totais de colesterol devem estar abaixo dos 190 mg/dL, sendo que para isso o mais importante, novamente, são os cuidados alimentares (substitua o óleo por azeite; grelhe ou coza a comida em vez de fritar; evite alimentos fritos e processados no geral; troque a carne vermelha por branca), e a atividade física regular. É importantíssimo que cumpra a medicação que lhe foi prescrita.

Controlo dos hábitos tabágicos e alcoólicos:

  • O tabaco aumenta o desenvolvimento de placas ateroscleróticas (placas de gordura), e está associado à diabetes e à hipertensão. Pela sua saúde, e pela dos que o rodeiam, deixe de fumar. A cessação tabágica é difícil, mas é possível, e boa para si.

  • O álcool em excesso, além de aumentar o risco de AVC, aumenta o risco de muitas outras doenças potencialmente fatais. Beber com moderação (1 copo de vinho/dia, preferencialmente tinto), poderá ter benefícios ligeiros no risco vascular, mas se exceder a quantidade indicada, o álcool associa-se a um aumento franco do risco.

Controlo do peso

  • O controlo de peso é importante para a diminuição do risco vascular. Pese-se semanalmente, estabeleça metas, e tenha uma alimentação saudável.


Imprimir   Email