O que é a artrose joelho?

knee arthritis feature compressor 1

A osteoartrose é uma doença muito comum que leva a dor articular e limitações em várias atividades do seu dia a dia.

A artrose do joelho, ou gonartrose, é a causa mais comum de incapacidade dos membros inferiores em pessoas com mais de 50 anos a nível mundial.

Normalmente a doença é ocorre nos dois joelhos, contudo um dos joelhos pode ser mais afetado do que o outro. Nestes a doença pode ser classificada de acordo com a sua gravidade:

  • Atrose ligeira: dor do joelho de baixa intensidade sem grande limitação nas atividades do dia a dia e na qualidade de vida. 
  • Atrose moderada ou grave: dor no joelho persistente que limita a realização de várias atividade do dia a dia e conduz a menor qualidade de vida.

O diagnóstico pode ser efetuado de acordo com os seus sintomas e a presença de fatores de risco. Normalmente recorre-se à radiografia do joelho para ajudar no diagnóstico, mas também na caracterização da gravidade e do prognóstico da sua artrose. 

Fatores de risco

 Existem certas caraterísticas que estão associadas a um maior risco de desenvolver artrose do joelho. Alguns desses fatores de risco são modificáveis, daí que seja importante contrariá-los para prevenir ou atrasar o agravamento da doença.

- Idade: a doença é tão mais frequente quanto maior for a idade, especialmente após os 50 anos.

- Género: as mulheres têm maior probabilidade de desenvolver gonartrose do que os homens, principalmente após a menopausa. O género feminino também apresenta maior tendência para apresentar formas mais graves da doença.

- Herediteriedade:  pode ter até 40% de influência no desenvolvimento da doença.

- Lesão antiga do joelho: referida como artrose pós-traumática, crê-se que seja responsável por 5% das artroses de joelho. O joelho é ainda das articulações mais frequentemente lesionadas, e esta associação com a osteoartrose está bem estabelecida, por exemplo, para lesões antigas do Ligamento Cruzado Anterior ou do menisco. 

- Fatores anatómicos: o alinhamento anormal das pernas, conhecido como joelhos em varo ou em valgo, está associado a um maior risco de desenvolver a doença, influenciando a localização no joelho da dor e da artrose associada.

- Obesidade: é um dos fatores de risco mais importantes tanto para o desenvolvimento como para a progressão da doença. É também um daqueles que pode ser modificado, sendo que a perda de peso tem uma influência enorme no tratamento da gonartrose. Indivíduos obesos além de terem mais frequentemente a doença, têm também formas mais graves da mesma.

- Atividade profissional: certas profissões aumentam o risco de desenvolver a doença, como aquelas que exigem dobrar repetitivamente os joelhos, ajoelhar, carregar cargas pesadas, subida e descida frequente de escadas e atividades que produzem vibração em todo o corpo (como por exemplo na construção).

Sinais e sintomas

Os primeiros e principais sintomas da gonartrose são dor, rigidez articular e diminuição da mobilidade do joelho. Derrame articular com inchaço do joelho também pode estar presente e piora com o agravamento da doença.

Mais tardiamente podem surgir outros sintomas como consequência da progressão da doença, como por exemplo fraqueza muscular, instabilidade articular, desequilíbrio e dificuldade da marcha.

 

Sintomas

Dor

Rigidez matinal

Diminuição da mobilidade

Inchaço

Deformidade

Perda de massa muscular da coxa

Crepitação com o movimento

Instabilidade do joelho


A dor da artrose do joelho é normalmente pior após períodos prolongados na posição de sentado, ao levantar de uma cadeira baixa e ao percorrer escadas ou rampas (geralmente pior para descer escadas). A dor pode irradiar para partes da perna junto ao joelho e pode até acordar o doente à noite, em casos mais graves.A dor é o sintoma mais comum, piora com o uso da articulação e melhora com o repouso. Geralmente vai piorando ao longo do tempo.  Começa como uma dor aguda após uma atividade de alto impacto para o joelho, levando ao cessar dessa atividade. Vai-se tornando mais constante e começa a afetar as atividades diárias. Por fim, torna-se uma dor constante com episódios imprevisíveis de aumento da intensidade e rigidez, que afeta a realização de várias atividades do dia a dia.


Imprimir   Email