A Prótese Total do Joelho (PTJ) é uma das cirurgias ortopédicas frequentemente realizadas. Consiste na remoção da superfície articular do joelho que se encontra danificada com posterior substituição por material metálico e de polietileno.
Este procedimento está indicado no tratamento da artrose do joelho, artrite inflamatória (como Artrite Reumatoide e Gota), artrite infeciosa (após resolução da infeção) ou traumática.
Resultados esperados
O benefício mais valorizado pelos doentes é o alívio da dor. Em cerca de 80% das vezes, os doentes ficam satisfeitos com o resultado da cirurgia na redução ou eliminação da dor.
Outra vantagem é a melhoria dramática da capacidade funcional, sendo que os doentes que apresentavam uma pior capacidade prévia ao procedimento são os que mais benefícios apresentam, e aqueles com melhor capacidade prévia aqueles que atingem uma maior capacidade funcional após. Isto resulta numa melhoria da qualidade de vida significativa.
Complicações
- Complicações inerentes a qualquer cirurgia: Trombose Venosa Profunda e infeção da ferida cirúrgica.
- Complicações específicas de cirurgia do joelho: lesão neurovascular, infeção do material prostético, fraturas peri-material e síndrome patelo-femoral.
- Re-intervenção: o descolamento do material prostético constitui a principal causa de cirurgia de revisão; infeção do material e fraturas ósseas são também razões para novo procedimento. A obesidade constitui um fator de risco modificável.