Aconselhamentos

 

O tratamento do seu bebé depende em grande parte dos cuidados em casaQuanto mais lhe permitir “experimentar” novas posições, mais depressa se irá habituar e gostar delas.


Os cuidados domiciliários devem ser realizados diariamente e fazer parte da rotina familiar.


Os pequenos cuidados que pode ter são:


1 - Dar estímulos (sonoros e visuais) para que o bebé rode a cabeça para os 2 lados, de preferência completando o movimento. Pode como estímulo sonoro usar um brinquedo que produza música e como estímulo visual a sua face.


2 - Quando deitado, se reparar que o pescoço e o tronco estão inclinados para um dos lados, tente corrigir a sua posição de forma a que todo o corpo esteja perfeitamente alinhado.


3 - Ofereça os brinquedos preferencialmente pelo lado do torcicolo (lado para o qual o bebé roda a cabeça com mais dificuldade).


4 - Quando colocar a criança no berço, tente que os estímulos (luz, som, familiares) se apresentem pelo lado do torcicolo (lado para o qual o bebé roda a cabeça com mais dificuldade).


5 - Alterne os lados quando alimenta o bebé, procurando estimular preferencialmente o lado afetado.


6 - Coloque o bebé de barriga para baixo por períodos, sempre acordado e vigiado.


7 - Use a cadeira auto ou “ovo” apenas para o transporte do seu bebé, certificando-se que ele está devidamente posicionado.


Se tiver dúvidas ou quiser mais esclarecimentos, contacte por favor a sua Equipa de Reabilitação.


Imprimir   Email