Considerações iniciais
No torcicolo muscular congénito direito, o músculo esternocleidomastóideo, que atravessa o pescoço na diagonal do lado direito, está encurtado provocando uma inclinação lateral da cabeça do bebé para a direita com um grau variável de rotação da mesma para a esquerda.
A maioria dos bebés que desenvolvem torcicolo muscular congénito beneficia de estratégias posicionais e exercícios domiciliários.
O objetivo é reeducar o músculo encurtado de forma progressiva e cuidadosa para que deixe de estar tão tenso/rígido e, consequentemente permitir, a rotação da cabeça de forma mais natural, sem grande resistência. Complementarmente, para equilibrar a posição da cabeça é importante procurar fortalecer os músculos mais fracos do pescoço e evitar que se formem assimetrias faciais ou mesmo deformações no crânio (plagiocefalia).
Aproveite as rotinas do seu bebé – o brincar, a muda da fralda e outras – para pôr em prática os exercícios propostos de forma a que não se esqueça deles.
Deve procurar efetuar os exercícios num ambiente calmo e num momento em que o bebé esteja tranquilo, de modo a poder valorizar algum desconforto/dor que o bebé possa sentir e, nesse caso, parar os exercícios.
Como posicionar o bebé
Exercícios com o bebé deitado
Exercício 1
Exercício 2
Exercício 3
Exercícios com o bebé ao colo
Exercício 4
Exercício 5
Exercício 6
Exercício 7
Exercício 8
Exercícios a alimentar o bebé
Exercício 9
Exercício 10