A Reabilitação Respiratória constitui uma área fulcral da Medicina Física e de Reabilitação, nomeadamente no que concerne ao tratamento, prevenção e reabilitação das doenças do aparelho respiratório.
De acordo com a definição da American Thoracic Society e da European Respiratory Society, a reabilitação pulmonar é uma intervenção baseada em evidência científica, multidisciplinar e voltada para os pacientes com doenças respiratórias crónicas que são sintomáticos e muitas vezes apresentam diminuição na capacidade de participar em algumas atividades da vida diária.
Com frequência as pessoas com doenças pulmonares sentem falta de ar, fadiga e desconforto com estas atividades e têm tendência a reduzir a sua frequência e intensidade. Tornam-se assim mais sedentárias e isoladas. É também por isto que se torna essencial uma avaliação médica completa e rigorosa antes do início do programa de tratamento, de forma a garantir critérios de segurança na realização do mesmo.
Desta forma, a sua equipa de Medicina Física e de Reabilitação irá ajudá-lo com um programa de exercícios dirigido, de forma a reduzir os seus sintomas e a otimizar a sua capacidade física para que consiga ganhar mais autonomia e qualidade de vida.
Principais Indicações:
- Procedimentos Cirúrgicos (Torácicos, Abdominais);
- Patologia Broncopulmonar (Pneumonia, DPOC, Fibrose);
- Patologia Pleural;
- Patologia Neuromuscular (doenças sistémicas ou sequelas de internamento prolongado com fraqueza muscular);
- Deformidades Torácicas (Pectus excavatum/carinatum, Escolioses severas).
Principais Objetivos:
- Prevenção de complicações pulmonares;
- Diminuição das resistências brônquicas;
- Melhoria do padrão ventilatório;
- Manutenção da mobilidade torácica;
- Fortalecimento da musculatura respiratória;
- Mobilização e expulsão de secreções;
- Redução da dor torácica;
- Melhoria da tolerância ao esforço e da qualidade de vida.